Maratona de séries prejudica a saúde



Por Andre Batista / Foto: Getty Images

Bastou o Estado solicitar quarentena que diversos serviços de streaming de vídeos passaram a oferecer um período gratuito durante a quarentena. No mundo inteiro, as empresas estão tentando atrair as pessoas para torná-las assinantes posteriormente. O que poucos percebem é que essa pode ser uma grande armadilha.

O jornal The Washington Post publicou, recentemente, uma reportagem especial mostrando vários artigos que concluem: “fazer maratonas de série pode causar danos sérios ao organismo.”

Um dos estudos foi publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine afirma que quem passa muitas horas na frente da tela apresenta fadiga aumentada e insônia.

Já o neurologista e diretor do centro de distúrbios do sono de Michigan Medicine, Ronaldo Chervin, revela que assistir a vários episódios de uma série  antes de dormir pode impactar negativamente no sono não só por uma noite, mas várias seguidas.

A deficiência de sono, por sua vez, está ligada a problemas cardiovasculares e até neurológicos. Ademais, a má qualidade do sono acarreta em depressão, doença que mais causa suicídio.

Não querem que você se controle

A situação ainda piora. As pessoas têm tendência a acreditar que podem assistir apenas uma quantidade saudável de suas séries favoritas e depois praticar outras atividades. A verdade é que, ao fim do dia – ou da noite – ficaram apenas na frente da televisão, desperdiçando todo o tempo.

Em entrevista ao jornal espanhol El País, a jornalista Marta Peirano, especialista em aplicativos e tecnologia, revela que isso não acontece por acaso. Serviços de streaming, como a Netflix, têm profissionais que estudam e desenvolvem maneira de mantê-lo preso à frente da tela. Mesmo que isso faça muito mal à sua saúde.

“A Netflix tem muitos recursos para garantir que, em vez de assistir a um capítulo por semana, como fazíamos antes, você veja toda a temporada em uma maratona. Seu próprio sistema de vigilância sabe quanto tempo passamos assistindo, quando paramos para ir ao banheiro ou jantar, a quantos episódios somos capazes de assistir antes de adormecer. Isso os ajuda a refinar sua interface”, contou ela. “Se chegarmos ao capítulo quatro e formos para a cama, eles sabem que esse é um ponto de desconexão. Então eles chamarão 50 gênios para resolver isso e, na próxima série, ficaremos até o capítulo sete”.

Aproveite bem o tempo

Quem está em quarentena já percebeu que está sobrando algum tempo – quase sempre gasto em redes sociais ou assistindo a seriados. Mas você pode aproveitar muito mais esse tempo, fazendo bem para sua saúde mental e espiritual, ao invés de prejudicá-la.

O Bispo Edir Macedo ressaltou, durante edição do programa Palavra Amiga, que, quando todo mundo está bem, “as pessoas estão com seus ouvidos atentos ao que o mundo oferece. Estão com seus ouvidos atentos ao entretenimento, às notícias dos jornais, da mídia em geral, à internet para ver, assistir tudo o que este mundo tem a oferecer”.

Todavia, durante esse período em que o isolamento é necessário, todos podem aproveitar o tempo para se aproximar de Deus.

“Deus está estimulando as pessoas a, nestes momentos, em que elas não têm ouvidos para mais nada. Vão ouvir a quem?”, declarou ele.

Isso não significa que é “proibido” assistir à televisão. Mas é muito mais conveniente que você utilize o tempo para conhecer melhor o Evangelho e meditar sobre a Palavra de Deus.

Oportunidades não faltam. Todos os dias, a própria Palavra Amiga é transmitida pelo Facebook do Bispo Edir Macedo, ao meio-dia. 

Aproveite, também, para ler na Bíblia as mensagens transmitidas pelos bispos e pastores.

“Estes dias são os melhores dias, a melhor oportunidade para você ter um encontro com Deus”, afirmou o Bispo Macedo. “Esses dias difíceis são os dias que a gente tem a oportunidade de se aproximar mais dEle”.

ler mais
Notícias relacionadas
Relatar erro

comentários

Relatar erro

Informe nossa equipe sobre qualquer erro gramatical, de informação ou técnico encontrado nesta página:

Maratona de séries prejudica a saúde

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Notícias falsas

You know about some fake news on the internet about Universal church of the kingdom of god? Report here and we`ll bring up the truth through myths and truths site

Formulário de reclamação

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Expediente

Editora Executiva:

Coordenadora de Conteúdo:

Repórteres:



Email de contato:

Telefones:

Address

Cep: